Design Educação

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
LPD Linhas de Pesquisa
Linhas de pesquisa
O LPD pertence à linha de pesquisa intitulada Design: Tecnologia, Educação e Sociedade e compreende estudos relativos ao papel da tecnologia e da educação nos âmbitos acadêmico, organizacional, laboral, social e ambiental. Engloba, ainda, a teoria e a prática no desenvolvimento de objetos e sistemas de informação. Contempla, também, tecnologias acessíveis e integradas ao meio ambiente, e a tecnologia computacional e seus impactos na sociedade. Dedica-se a: estudos relativos a questões de ensino, currículo, formação docente e interdisciplinaridade em Design; questões sócio-culturais relacionadas ao desenvolvimento e popularização de tecnologias computacionais; ao estudo do potencial do uso de computadores e redes computacionais para a comunicação e expressão humana.

Design em Situações de Ensino-aprendizagem

O Design em Situações de Ensino-aprendizagem tem como princípio básico a reflexão critica sobre objetos, sistemas e linguagens utilizados em ambientes concretos ou mediados pela tecnologia onde, de alguma forma, pretenda-se uma aquisição de conhecimentos. Esta é uma área ampla, que se preocupa não só com o desenvolvimento de um objeto ou de um sistema de objetos, mas também com o seu entendimento, utilização e eficácia.
 

Ensino de Design

Inicialmente este módulo de pesquisa foi estruturado para se desenvolver em duas frentes. A primeira delas através de dissertações e teses de alunos do Programa de Pós-graduação em Design da PUC-RIO. A segunda frente de pesquisa está relacionada com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por bolsistas PIBIC/ CNPq. Têm sido contemplados temas diversos, tais como: acervo de trabalhos de graduação de alunos de design; iniciação universitária em design; dissertações e teses desenvolvidas por designers brasileiros; práticas pedagógicas utilizadas em disciplinas de projeto em cursos de design, entre outros.

Leia mais...
 

Iniciação universitária em Design

Este módulo de pesquisa foi inaugurado em 1997 com estudos para implantação, no Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, de um Programa de Iniciação Universitária voltado para o público do Ensino Médio. O que levou à realização desta pesquisa foi a constatação de que o trabalho sistemático de divulgação do Design junto ao público pré-universitário, sob forma de palestras de professores e alunos, distribuição de folhetos explicativos sobre esta atividade, apresentação da grade curricular, convite para exposições semestrais de alunos de graduação, entre outras ações, poderia ser enriquecido com uma dinâmica diferente, que propiciasse a vinda do estudante à laboratórios e salas de aula utilizadas em cursos de Design.

Leia mais...
 

Formação pós-graduada de designers brasileiros

Este módulo de pesquisa teve seu ponto de partida em 1994 durante a realização da tese de doutorado da Profa. Rita Couto, quando foi realizado um levantamento sobre o contingente de designers brasileiros que se dedicaram ao ensino e à pesquisa e que, por este motivo, realizam estudos avançados sob a forma de cursos de mestrado e de doutorado, no Brasil e no Exterior. A partir de 1999 esta pesquisa foi retomada através de bolsistas de Iniciação Científica e seus resultados têm sido apresentados em congressos e em artigos publicados em periódicos da área do Design.

Leia mais...