Design Educação

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
LPD Teses e Dissertações Teses Material didático digital: experiências de produção e uso na Pós-graduação em Design na PUC-Rio

Material didático digital: experiências de produção e uso na Pós-graduação em Design na PUC-Rio

FERREIRA, Patrícia Castro; COUTO, Rita Maria de Souza (Orientadora); PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Educação. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO.  Material didático digital : experiências de produção e uso na Pós-graduação em Design na PUC-Rio. 2012. 164. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design.

 

Este estudo teve por objetivo refletir sobre estratégias para o design de materiais didáticos digitais direcionados à pós-graduação. Inúmeras investigações vêm sendo desenvolvidas sobre planejamento, desenvolvimento, qualidade e avaliação de materiais digitais com fins educacionais. Desses relatos, podemos evidenciar a importância da experimentação para aprimorar conhecimentos, identificar recursos em potencial e desenvolver habilidades para a proposição desses materiais. Sob essa perspectiva, a presente tese abordou o planejamento, a produção e a análise de materiais didáticos digitais para duas disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio. A pesquisa foi orientada a práticas que promovessem flexibilidade de produção e de uso dos materiais educacionais, permitindo ao professor maior autonomia sobre a sua atividade didática. As duas experiências analisadas apontam para o fato de que não se pode definir um modelo único para atender iniciativas de ensino voltadas para a pós-graduação. Cada demanda requer um planejamento específico, considerando a arquitetura pedagógica e as estratégias de ensino-aprendizagem. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, justificada pelo objeto de estudo que se encontra em um “movimento de construção e experimentação” a partir da realização de diversas experiências de criação e uso. A pesquisa buscou proporcionar uma ampliação dos referenciais existentes sobre a elaboração e análise de materiais educacionais, assim como contribuir como incentivo à reflexão sobre novos espaços virtuais para a produção de conhecimento na Pós-graduação em Design.

Palavras-chave Material didático digital; tecnologia de ensino; pós-graduação em design. 

» Versão Digital