Multi-trilhas

O Multi-Trilhas é um material educativo idealizado principalmente, mas não exclusivamente, para auxiliar crianças surdas no processo inicial de aquisição da segunda língua – Português escrito. Com ele, e possível trabalhar verbos, substantivos,  adjetivos e pronomes em duas línguas: Língua Brasileira de Sinais - Libras e Português, apresentadas em contextos temáticos.

O Multi-Trilhas foi desenvolvido por um grupo de pesquisa do Laboratório de Pedagogia do Design, LPD, a partir de uma parceria entre o Departamento de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro e contou com o apoio da Fundação Carlos  Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ e do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

O Multi-Trilhas é oferecido em duas versões: um jogo Multimídia e uma versão concreta,  para mesa ou piso.  Ambas as versões do Multi-Trilhas apresentam três cenários da cidade do Rio de Janeiro - Jardim Zoológico, Pão de Açúcar e Quartel Central do Corpo de Bombeiros - e permitem que sejam trabalhados percursos, ações, repetições,  deslocamentos, além de conceitos, raciocínio, interação e tomada de decisão, entre  outros aspectos. Ele pode ser jogado em grupo ou individualmente.  Contudo, devido às tarefas propostas pelo jogo, é imprescindível a presença de um(a) mediador(a) com fluência na Língua Brasileira de Sinais, seja na figura do(a) professor(a), do(a)  fonoaudiólogo(a) ou de qualquer outra pessoa envolvida com o indivíduo surdo.