Design Educação

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
LPD Teses e Dissertações Dissertações Considerações preliminares para uma proposta de curso de mestrado stricto sensu em design a distância

Considerações preliminares para uma proposta de curso de mestrado stricto sensu em design a distância

FERREIRA, Patrícia Castro; COUTO, Rita Maria de Souza. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Departamento de Artes. Considerações preliminares para uma proposta de curso de mestrado stricto sensu em design a distância. 2007. 128 f Dissertação (Mestrado em Artes e Design)-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

A área de ensino vem passando por uma grande transformação com o desenvolvimento da infra-estrutura da telecomunicação mundial, na qual o elemento fundamental consiste na difusão e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como uma nova ferramenta para a educação a distância. As tecnologias digitais são poderosos recursos educacionais que podem proporcionar inovações na área de ensino em Design, visando, entre outros fins, criar núcleos de desenvolvimento de pesquisa pelo País. Neste sentido, esta dissertação tem por tema a Educação a Distância e sua aplicação em Programas de Pós-graduação stricto sensu em Design, em nível de mestrado, e teve por objetivo descrever princípios e critérios para a estruturação de um curso de mestrado nesta modalidade, utilizando as potencialidades da Internet. Para tanto, apresenta considerações referentes ao planejamento de projetos educacionais a distância, com foco em aspectos pedagógicos desta modalidade de educação, bem como modelos metodológicos de projetos desta natureza. Aborda questões de infra-estrutura tecnológica e recursos humanos envolvidos neste processo, além de apresentar relatos de experiências de projetos de educação a distância em instituições de ensino brasileiras. A Educação on-line traz características próprias que impõem uma nova logística e, em decorrência deste fato, cresce a preocupação em definir com critérios específicos estes novos espaços, onde a comunicação deve se dar de forma interativa e dinâmica.

» Versão Digital