//
O espaço virtual

Design e Interdisciplinaridade nos inspira a pensar a prática pedagógica em sala de aula sob a perspectiva da interatividade. Tem na internet uma ferramenta que possibilita o estabelecimento de trocas, permitindo que alunos e professores assumam um papel proativo, participativo e criativo na construção conjunta de conteúdos, informações e conhecimentos.

Tendo por inspiração as ideias de Marco Silva (2002), o espaço virtual Design e Interdisciplinaridade apresenta a possibilidade de mudança de postura por parte de professores e alunos, indivíduos da contemporaneidade que interagem adaptando-se a novas configurações sociais.

Nessa perspectiva, entra em cena a sala de aula que funciona nos moldes hipertextuais, permitindo um novo estilo de práxis pedagógica alicerçado por uma modalidade comunicacional que propõe multiplicidade de conexões, participação, cooperação e coautorias.

Esse espaço virtual foi elaborado em 2012 como parte da pesquisa de doutoramento em Design de Patrícia Castro Ferreira e tem como objetivo servir de apoio a disciplinas oferecidas no Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio, que guardem relação com o tema Design e Interdisciplinaridade.

Em seu menu principal apresenta uma série de entradas que oferecem informações sobre os cursos, programas, leituras, referências, mural, artigos e formas de envio de trabalhos. Permite, ainda, a postagem de apresentações, exercícios, leituras e vídeos.

 

Profa. Dra. Rita Maria de Souza Couto
Programa de Pós-graduação em Design
Departamento de Artes & Design da PUC-Rio

Rio de Janeiro, Março de 2012.

 

__________
SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa – Rio de Janeiro: Quarteto, 3ª ed. 2002. 220 p.